Palhetas: qual a melhor escolha?

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      Com a chegada do verão, vem também as chuvas — época em que as palhetas são acionadas frequentemente e o tempo mais quente costuma ressecar as borrachas. Não é segredo para ninguém que a função desse item é limpar o para-brisa e remover a água nos dias de chuva. Sua função é de suma importante, pois garante uma boa visibilidade ao motorista e dá mais segurança para os usuários do carro e para terceiros.

      Aliás, você sabia que andar com a palheta ruim ou sem funcionamento pode render multa, ser considerado falta grave e ainda dar cinco pontos na CNH? E mesmo se estiver com o limpador funcionando, mas não o ligar durante a chuva corre o risco de ser multado. 

      No mercado existem vários modelos com variados preços que muitas vezes podem confundir o consumidor. Com isso, sempre surge aquela dúvida: “qual modelo é melhor: as palhetas de borracha ou as palhetas de silicone?”

Qual modelo escolher? 

      A palheta de silicone era usada somente em carros de luxo há alguns anos, mas agora ela está se popularizando. Esse tipo de palheta recebe uma camada de silicone na ponta durante sua fabricação. Para saber o modelo apropriado para seu veículo, é preciso conhecer o valor correto da bitola do limpador (polegadas).

      Também chamada de “flat blade”, a palheta feita desse material não tem tanto atrito com o para-brisa. Como não possui metal na sua composição, elas estão livres de oxidação, o que contribui para aumentar sua durabilidade. Contudo, a eficiência reduz bastante depois de um tempo máximo de utilização.

      Já a palheta de borracha é mais convencional e tem um custo menor no mercado. Elas apresentam durabilidade menor, uma vez que estão sujeitas ao ressecamento e devem ser substituídas uma vez por ano. A borracha também é mais vulnerável à produtos químicos, por isso, é importante o motorista usar um spray específico para limpar a cada três meses ou usar um pano úmido com sabão neutro. 

      Claro que, antes de comprar sua palheta, é importante saber que existem outros modelos. A MICRO, a linha de palhetas limpadoras de vidro da Universal Automotive, conta com uma linha completa de palhetas convencionais, híbridas, spoiler, carenadas e Aero Flat.

      Veja!

    • Modelo convencional: são os tipos de limpadores mais comuns, contam com uma estrutura metálica robusta, são altamente resistentes e possuem boa durabilidade e alta qualidade.
    • Modelo com spoiler: são aqueles que apresentam um spoiler completo que percorre o comprimento da lâmina para manter mais próxima do pára-brisa em velocidades mais altas;
    • Modelo híbrido: é uma estrutura plástica articulada que fica na escova do limpador e permite um fluxo de ar suave, que por sua vez cria uma força uniforme ao longo de todo o comprimento da lâmina;
    • Modelo Aero Flat: são sinônimos de qualidade e bom preço, possuem ótima aerodinâmica e aderência — proporcionando alto desempenho e boa visibilidade ao motorista;
    • Modelo Crenada: as palhetas carenadas são uma das únicas que podem ser instaladas na parte traseira dos veículos.

Saiba quando você deve trocar as palhetas

      As palhetas e limpadores dão sinais de quando precisam ser trocados, mas o ideal é substituí-los uma vez por ano. Com o sol batendo nas borrachas, elas tendem a se deformar e perder flexibilidade, o que vai prejudicar seu funcionamento. Veja quando você deve fazer a manutenção:

    • Quando o limpador deixa riscos ou faixas no vidro;
    • Quando nota falhas na limpeza da água;
    • Quando há trepidação e barulho no funcionamento;
    • Quando as lâminas ficam tortas ou quebradiças;
    • Quando, mesmo em funcionamento, o vidro embaça ou cria uma névoa.

      Você sabia que tomando alguns cuidados, é possível estender a vida útil desse item? O recomendado é sempre levantar as palhetas do vidro caso o automóvel fique parado por muitas horas no sol. Outra tática é limpar as lâminas de borracha com água e um pano úmido para retirar as impurezas.