Quando se fala em tampas automotivas, as pessoas podem negligenciar alguns cuidados e apenas lembrar de fazer a manutenção quando o carro apresenta alguns problemas, como vazamentos ou peças com desgastes. A principal função das tampas automotivas é garantir que nenhum produto vaze de determinado recipiente e o mantenha sob as condições ideais para o bom funcionamento do veículo. Além disso, também evita a evaporação do combustível ou água, por exemplo.
Existem no mercado diversos modelos de tampas com diferentes funções. Se uma delas apresentar defeitos, o que pode acontecer por se desgastar com o tempo, isso causará diversos problemas ao veículo e até afetar seu desempenho. Por isso, é importante conhecer alguns modelos e suas características, como os da marca UNICK, da Universal Automotive, que é referência no mercado automotivo.
Modelos de tampas automotivas
1. Tampa do Radiador
Uma das mais importantes para o desempenho do automóvel, essa peça é responsável por conservar o líquido de arrefecimento no interior do radiador e aliviar a pressão da água e do líquido de refrigeração.
Caso a tampa do radiador não funcionar corretamente, o carro pode superaquecer e surgir vários problemas. Assim como todo veículo, esse item também precisa de manutenção periódica. Se o motorista não se precaver, os defeitos mais comuns que podem acontecer são:
- Desgaste: toda tampa possui um selo específico na sua parte inferior que é feito de borracha – material capaz de lidar com o calor gerado pelo radiador – e funciona como uma proteção. Se o líquido de arrefecimento vazar, é possível que o selo esteja danificado e neste caso, deve-se substituir a tampa completa.
- Mola esmagada: sempre que a água ou o líquido de arrefecimento ferver, eles precisam sair por uma câmara específica. Toda vez que isso não ocorre, é sinal que a mola do radiador está presa ou esmagada. Na maioria das vezes, a solução é apenas uma limpeza da tampa do radiador.
- Ferrugem e corrosão: com o tempo é normal que a tampa do radiador fique enferrujada e desgastada pela quantidade de líquido de arrefecimento e água no radiador. Quando a ferrugem se instala nessa peça muitos problemas podem surgir no veículo. Para evitar isso, deve-se inspecionar a parte inferior da tampa e se apresentar indícios de ferrugem, trocar o mesmo.
2.Tampa do reservatório de combustível
Essa peça serve para garantir que nenhum resíduo, sujeira ou poeira entre no tanque de combustível. A tampa de combustível possui um papel muito importante no sistema de evaporação do veículo, pois reutiliza os vapores de combustível que seriam liberados no ar. Um problema desse item é que por ser utilizado todas as vezes que é necessário abastecer, pode acabar se desgastando.
Embora essa peça com defeito não cause grandes problemas em relação ao desempenho, ela pode afetar a qualidade do combustível e as emissões do veículo. Por isso, deve-se ficar atento à alguns sinais que aparecem e podem advertir o motorista:
- Luz do painel acesa: uma tampa com vazamento vai afetar a eficácia do sistema de emissões e o resultado acionará a luz do mecanismo de verificação.
- Cheiro de combustível no veículo: se a tampa vazar ou não fornecer à vedação necessária, ela pode fazer com que vapores do combustível escapem do tanque e liberte um cheiro do produto.
- Fechamento incorreto: a maior parte das tampas de combustível possui um mecanismo que fará com que elas cliquem quando estiverem apertadas. Quando ela não clicar ao apertar a tampa ou soltar-se depois de pressionar, é sinal que está danificada.
3. Tampa do reservatório de óleo
O óleo tem importantes funções como refrigeração do motor, lubrificação, prevenção à corrosão e limpeza interna. Pensando nisso, já dá para imaginar o estrago que pode causar quando a tampa de vedação apresenta problemas. Além de causar degradação dos componentes, também apresenta perda de elasticidade ou fissuras da borracha e vazamento do óleo do motor.
Um dos grandes problemas relacionados à essa peça é a tampa mal fechada, pois se ela vier a cair o óleo do motor pode vazar e prejudicar a lubrificação. Outra questão comum é a vedação que pode falhar e consequentemente, sujar o motor. Isso pode causar um diagnóstico incorreto. Além disso, a medida de colocar óleo para equilibrar o frasco pode acusar a junta, pois a prática acaba derramando óleo sobre o motor e ela acaba escorrendo pela lateral e indo parar na junta.
4. Tampa do reservatório de arrefecimento
A principal função do líquido de arrefecimento do radiador é manter a temperatura do motor estável, uma vez que se estiver muito quente ou muito frio o carro não funciona. É importante sempre aguardar uns 10 minutos antes de mexer na tampa do reservatório quando desliga o veículo para evitar acidentes.
Nesse sistema, o líquido de arrefecimento passa por componentes metálicos e de borracha. Por isso, é importante sempre optar por fluidos adequados para o radiador do que aqueles que contenham minérios, como o caso da água de torneira. Os compostos presentes na água comum, como cloro e flúor, por exemplo, ajudam na oxidação dos metais e no ressecamento das borrachas, podendo até provocar o superaquecimento e danos no motor.
A má conservação da tampa do reservatório de arrefecimento, assim como da tampa do radiador, pode causar vários problemas como:
- Travamento ou queima do motor;
- Perda de água;
- Inoperância das válvulas;
- Funcionamento inadequado do sistema;
- Aquecimento excessivo do líquido;
- Queima da junta do motor.