Foi dada a largada do Grupo Universal Automotive nesse tão esperado evento de 2021: a primeira corrida da Stock Car! Nosso consagrado Belo Monteiro, multi vencedor da Copa Truck e piloto de sucesso na categoria há alguns anos, fez o lançamento da temporada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia/GO. Proporcionou a todos momentos de muita emoção e adrenalina com o carro e as cores da nova equipe Universal Automotive.
Os Treinos
No sábado (24), a etapa de abertura da temporada de 2021 teve os dois treinos livres pela manhã e o treino de classificação durante a tarde. Nessa fase, as equipes foram divididas em dois grupos para definir a posição na corrida de domingo. Nosso piloto Beto Monteiro largou o treino classificatório na segunda leva de equipes e não desapontou seu público ao garantir o 22° lugar no grid entre Pedro Cardoso e Felipe Massa.
Um resultado excepcional, pois Beto Monteiro que volta à categoria depois de alguns anos, pilotou um carro inteiramente novo com monoblocos originais de fábrica (uma mudança completa em relação ao antigo regulamento que tinha chassis inteiramente construídos para corridas em uma única fábrica e eram apenas revestidos com bolhas que simulavam as marcas participantes), uma equipe que tem entre os seus sócios Cacá Bueno o pole position da Etapa de Goiânia, e que foi totalmente remodelada para 2021.
Considerando que nosso piloto é um estreante nestes novos carros da categoria, muito diferentes dos que ele conhecia, largar à frente de pilotos como Felipe Massa, vencedor de 11 GPs de F1, com 15 anos de experiência na maior categoria do mundo, e a menos de 1 segundo do pole position, podemos considerar um excepcional resultado, que mostra que a Universal Automotive fez a escolha mais correta possível para seu primeiro ano de apoio a um piloto e uma equipe na maior categoria de turismo da América Latina e uma das cinco maiores do mundo!
As Corridas
No domingo (26), aconteceram as duas provas da tão aguardada Stock Car. Ambas tiveram muita emoção e boas disputas, mas quem acabou assumindo a liderança foi Daniel Serra na primeira e Ricardo Maurício na segunda.
A primeira corrida foi marcada por uma competição acirrada entre Daniel Serra e Cacá Bueno, que garantiram o primeiro e segundo lugar respectivamente. Ricardo Maurício, que estava entre os primeiros, acabou rodando na pista e ficou em 9° lugar. Porém, na segunda corrida o piloto da Eurofarma-RC garantiu a liderança. Infelizmente, Beto Monteiro foi para os boxes com o capô aberto e não conseguiu completar a competição.
A segunda corrida teve a inversão dos 10 primeiros participantes e quem deu a largada em primeiro foi Gaetano di Mauro. A competição foi marcada por um acidente com Júlio Campos que rodou e derramou óleo na pista. Com isso, a competição demorou para ser retomada. Também teve a desclassificação de Felipe Massa por atitude antidesportiva, e desistências por parte de Allam Khodair e Marcos Gomes. Depois da relargada, a vitória foi de Ricardo Maurício seguido de Gaetano di Mauro e Gabriel Casagrande.
Confira o TOP 10 das corridas:
Corrida 1: Corrida 2:
1° Daniel Serra (Eurofarma-RC) 1° Ricardo Maurício (Eurofarma-RC)
2° Cacá Bueno (Crown Racing) 2° Gaetano di Mauro (KTF Racing)
3° Cesar Ramos (Ipiranga Racing) 3° Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel)
4° Bruno Baptista (RCM Motorsport) 4° Átila Abreu (Shell V-Power)
5° Thiago Camilo (Ipiranga Racing) 5° Galid Osman (Shell V-Power)
6° Denis Navarro (Cavaleiro Sports) 6° Denis Navarro (Cavaleiro Sports)
7° Gaetano di Mauro (KTF Racing) 7° Daniel Serra (Eurofarma-RC)
8° Átila Abreu (Shell V-Power) 8° Thiago Camilo (Ipiranga Racing)
9° Guilherme Salas (KTF Sports) 9° Bruno Baptista (RCM Motorsport)
10° Lucas Foresti (KTF Sports) 10° Pedro Cardoso (KTF Racing)