Cabo de ‘Chupeta’ e Triângulo de Sinalização: Saiba o que fazer durante uma emergência no trânsito

Você está visualizando atualmente Cabo de ‘Chupeta’ e Triângulo de Sinalização: Saiba o que fazer durante uma emergência no trânsito

      Toda pessoa que tem um veículo sabe que é necessário alguns cuidados básicos para garantir o bom funcionamento dele. Principalmente nas estradas, quando o risco de um acidente grave é maior. Porém, por mais que você avalie as condições do seu automóvel com frequência e cumpra com todos os protocolos de segurança, às vezes problemas podem surgir mesmo assim.

      Um caso muito comum que acontece é quando você tenta girar a chave na ignição e o motor não responde. Isso é sinal que a bateria está com defeitos. Geralmente pode ocorrer quando o motorista esquece alguma lâmpada acesa com veículo desligado, por exemplo, ou quando tenta usar o carro depois dele estar há bastante tempo parado.

      Caso essa situação venha acontecer é importante sempre ter guardado no porta-malas um triângulo de sinalização e um cabo para transmissão de carga. Esses dois itens são essenciais para ajudar o motorista quando o veículo fica parado no meio da rua ou da estrada. Mas você sabe como e quando usar um triângulo? Sabe a qual distância ele deve ficar do seu veículo? E para que serve o cabo de transmissão de carga? Conheça mais desses dois itens:

 

Cabo de transmissão de carga

      Também conhecido como cabo de chupeta, esse item é responsável por recarregar a bateria que se esgotou através da conexão com outro veículo. Mas é preciso cautela, uma vez que pode causar incêndios ou explosões se for realizado de forma errada. Para transmitir a carga, primeiramente é necessário ter outro veículo com a bateria boa e os cabos apropriados com ponta jacaré. Em seguida, é preciso seguir os seguintes passos:

Passo 1 — Certificar que todos os equipamentos elétricos dos dois veículos estejam desligados;

Passo 2 — Ligar o cabo preto nos polos negativos dos veículos e o cabo vermelho nos polos positivos;

Passo 3 — Dar partida no carro cuja bateria funciona e depois de esperar 5 minutos, dar partida no veículo sem bateria;

Passo 4 — Desconectar os cabos assim que o veículo voltar a funcionar e aguardar 15 minutos com ele ligado. Isso fará com que o alternador consiga recarregar a bateria.

      Os veículos mais pesados, como caminhões e ônibus, geralmente precisam ter um cabo de chupeta maior e os fios são reforçados para conseguir dar carga na bateria. Porém, o processo é o mesmo.

      Vale ressaltar que é muito importante ficar atento na hora de ligar os cabos nos polos negativos e positivos das baterias. Se um polo negativo de um veículo for conectado a um polo positivo de outro, isso pode resultar num fluxo muito elevado de corrente elétrica. Como consequência, todo esse sistema e os componentes eletrônicos do veículo vão ficar danificados.

 

Triângulo de Sinalização

      Esse item é obrigatório em todos os automóveis, pois serve para alertar outros condutores quando têm um veículo parado na pista e assim evita que acidentes aconteçam. Ou seja, ele deve ser usado quando não for capaz de andar com o automóvel. Sabe quando o pneu fura? Ou então quando o carro entra em pane? Quando sofre um acidente? É nesses momentos que o triângulo de sinalização entra em ação.

      Imagina a quantidade de acidentes que poderiam acontecer se o motorista de outros veículos não fosse avisados que há um carro parado na pista logo depois de uma curva na estrada, por exemplo. É exatamente por isso que existem regras para se usar o triângulo de sinalização.

      De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é preciso acionar o pisca-alerta e colocar o triângulo de sinalização a uma distância de 30 metros da traseira do veículo parado na pista. Caso o condutor queira aumentar sua proteção, pode colocar o triângulo de proteção a uma distância que corresponde à velocidade da via. Se a velocidade for 70 km/h, coloque a 70 metros, por exemplo. Em caso de chuva, neblina e/ou granizo é importante dobrar a distância.

      É importante frisar que, ao ser flagrado sem o triângulo numa ocorrência de trânsito, o motorista pode pagar uma multa de R$ 191,54 e ser penalizado com pontos na CNH.