Com as altas temperaturas que tem feito em muitas cidades brasileiras nos últimos tempos, é quase que impossível pensar em um carro sem o refresco do ar-condicionado. Além de poder ir e vir sem transpirar demais, o ar-condicionado automotivo traz várias comodidades para quem o usa, mas também é preciso ficar atento com a manutenção preventiva e limpeza, uma vez que são várias as consequências do mau funcionamento deste equipamento.
Porém, uma dúvida que você deve querer saber é: por que se deve fazer a manutenção periódica do ar-condicionado automotivo? Para saber mais, apontamos algumas questões importantes que você deve ficar atento.
Principais vantagens da manutenção preventiva:
Uma das grandes vantagens é que economiza combustível, pois um sistema de ar-condicionado automotivo mal regulado e com defeitos pode fazer com que o motor trabalhe com uma necessidade de aplicar força extra para que o ar funcione, fazendo com que o veículo passe a consumir mais combustível do que o convencional. Outro ponto é que cuidando da manutenção, pode evitar problemas respiratórios sérios, uma vez que os tubos que compõem o sistema de resfriamento são escuros e úmidos, e essas são condições ideais para proliferação de microorganismos nocivos para a saúde. Por isso, é preciso mantê-los sempre limpos. Além disso, ajuda a evitar que graves problemas com as peças que compõem o sistema possam sofrer danos irreversíveis.
Um dos principais cuidados da manutenção preventiva é a limpeza, que tem como objetivo prevenir que o equipamento apresente falhas e paradas inesperadas. Apesar de ser um pouco trabalhoso, esse tipo de intervenção deve ser feita regularmente, pois garante a inspeção do aparelho e realização de ajustes que proporcionam a conservação do ar-condicionado automotivo e a eliminação de aspectos que podem causar problemas. Entre alguns cuidados que devem ser tomados em relação à higienização estão: limpeza dos filtros de ar que deve ser realizada mensalmente; limpeza da bandeja de condensado que deve ser realizada mensalmente; limpeza do umidificador feita a cada três meses; limpeza do ventilador, realizada semestralmente; e limpeza das serpentinas de aquecimento e resfriamento.
Se eu não fizer a manutenção preventiva, o que acontece?
A falta de manutenção preventiva desses equipamentos pode trazer uma série de prejuízos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das pessoas, tais como redução da renovação do ar, consumo excessivo de energia elétrica, diminuição da vida útil do equipamento, redução do conforto térmico e maior transmissão de doenças pelo ar.
Para saber o momento certo para realizar a manutenção basta ficar atento, primeiramente ao prazo especificado no manual, e depois em alguns sinais como lentidão para resfriar o interior do veículo, mal cheiro e irritação das vias nasais. Outro fator importante é sempre que possível, ligar o ar-condicionado automotivo também nos dias de inverno. Isso porque o sistema é composto por várias peças que necessitam de lubrificação e elas serão prejudicadas se o ar-condicionado ficar parado por muito tempo.
Todas as peças de um veículo possuem uma vida útil limitada, ou seja, em algum momento é natural que se torne preciso trocar alguns itens conforme se usa o veículo ao longo dos anos. Por isso, é de suma importância contar com uma marca conhecida e com peças produzidas com o padrão do fabricante, como é o caso da Universal Automotive Systems. Esse tipo de peça é possível encontrar em qualquer loja de autopeças, geralmente são mais baratas e além disso, são feitas pensando no aprimoramento da função de cada item do carro. A Universal é referência no mercado automotivo e trabalha com todos os materiais de maior excelência no mercado.
Três dicas práticas para evitar problemas com ar condicionado automotivo:
- Ao sair com o carro sob o sol forte, aguarde alguns minutos antes de ligar o ar-condicionado. Isso acelera a saída do ar quente dentro do veículo e permite o resfriamento mais rápido;
- Não deixar a recirculação do ar acionada por muito tempo;
- Desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino e deixe apenas o ventilador funcionando, assim vai manter o ar-condicionado livre de microorganismos;
Quem deve fazer a manutenção periódica do meu carro?
A manutenção periódica do ar-condicionado automotivo deve ser feita por profissionais treinados e com procedência, pois é um serviço altamente especializado e não pode ser realizado por mecânicos sem o conhecimento para tal. Solicitar o serviço de manutenção para alguém sem experiência pode custar caro no final das contas, além de pôr em risco a vida das pessoas. Por isso, a Universal Automotive Systems recomenda sempre avaliar o tipo de serviço a ser contratado e optar por aqueles que tem reconhecimento e garantia de boa procedência.