Dicas para cuidar do sistema de arrefecimento do seu veículo

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      O sistema de arrefecimento é um dos componentes mais importantes de um carro, pois é o responsável por manter a temperatura do veículo ideal. Tal sistema possui peças que devem ser inspecionadas regularmente para operar sem problemas. Quando o motor está funcionando, grande parte da energia do combustível se transforma em calor. Apesar de boa parte sair pelo escapamento, é preciso dissipar o restante na água, ar ou óleo. 

      Por se tratar de um sistema que lida com altas temperaturas, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer o manuseio de suas peças e assim evitar acidentes graves. Mas primeiro, você sabe como se dá seu funcionamento? Sabe quais precauções tomar? 

Como funciona o sistema de arrefecimento

      Entre os componentes que fazem parte do sistema de arrefecimento estão o radiador, as mangueiras, a ventoinha, a válvula termostática, a bomba d’água e o líquido de arrefecimento. Ao redor do motor existem várias mangueiras e dutos para passagem de água que retira parte do calor e volta para o radiador. Ela é resfriada pela passagem do ar e com auxílio do ventilador acoplado no mesmo.

      Se houver furos ou folgas nos dutos desse sistema, o funcionamento fica comprometido e isso pode causar danos ao motor. Como a grande maioria dos veículos atuais possuem sistema refrigerado por água, é importante sempre fazer sua manutenção. Para isso, separamos algumas dicas para você!

Cuidados necessários com sistema de arrefecimento

  • Tampa do radiador

      Um dos itens que precisa ficar atento é com a tampa do radiador, uma vez que a vedação estiver comprometida pode causar vazamentos e prejudicar todo o sistema de arrefecimento. As peças de borracha acabam ficando ressecadas devido ao tempo de uso do veículo e precisam ser trocadas.

      A tampa do radiador também ajuda a segurar a pressão da água quente. Se essa peça tiver rachaduras ou frouxidão, a solução do recipiente é evaporada e o nível ficará abaixo do indicado para fazer o resfriamento do sistema. Nesse caso, deve-se trocar a tampa a cada 30 mil km rodados.

      É importante frisar que ao notar um problema na tampa do arrefecimento, nunca deve abri-la quando o carro estiver quente. Isso pode causar um grave acidente. Além disso, é essencial utilizar produtos de qualidade como a UNICK, do Grupo Universal. Ela contém uma linha especializada em tampas de arrefecimento e trabalha com procedência no mercado para garantir alta qualidade de seus produtos.

  • Líquido de Arrefecimento

      Muitos fabricantes orientam que nunca se deve colocar no radiador apenas água para fazer o trabalho de manter a temperatura do veículo. Nos dias atuais, os carros precisam ser munidos de 50% de água desmineralizada ou fosfatada, pura ou destilada e 50% do aditivo, como regra geral. Mas é importante verificar tal informação no manual do veículo ou na concessionária.

      O líquido de arrefecimento é importante para evitar que a água do radiador congele ou ferva, que o sistema entre em obstrução ou que haja vazamentos.

  • Sensor de ventilação

      Esse item é responsável por enviar ar frio para resfriar o motor e é acionado toda vez que não é possível obter ar fresco. Isso ocorre geralmente quando se está em congestionamentos. 

      O eletroventilador é como se fosse um ventilador doméstico e possui um sensor acoplado que lhe informa quando há necessidade de ser ligado. É de suma importância verificar se tal item está funcionando de acordo com os conformes para evitar que o carro super aqueça. 

  • Vazamentos ou entupimentos

      Para verificar se há vazamentos e entupimentos no sistema de arrefecimento, basta analisar se tem ferrugem no líquido do reservatório ou então se há vazamento de água embaixo do carro. Fique atento para não confundir com a água que sai do sistema de ar condicionado.

      Se for encontrada ferrugem no reservatório, ela pode se acumular nas colmeias do radiador e assim provocar um entupimento. Neste caso, a circulação de água no motor não acontece, o que provoca elevação da temperatura e pode vir a queimar a junta do cabeçote. Por isso é importante sempre que encontrar vazamentos no veículo ir até um mecânico especializado e realizar a troca da peça.