Tudo o que você precisa saber sobre travas elétricas

Você está visualizando atualmente Tudo o que você precisa saber sobre travas elétricas

      As travas elétricas são fundamentais para qualquer veículo, especialmente nos modelos de quatro portas por dar mais segurança e por garantir conforto e tranquilidade. Mas afinal, quem nunca esqueceu de travar a porta antes de sair do carro? Para as pessoas que transportam crianças com frequência, as travas elétricas são um item de extrema necessidade, já que o controle fica aos cuidados do motorista e evita acidentes com os pequenos.

      Esse dispositivo nada mais é do que travas acionadas eletronicamente através das chaves do veículo ou com o auxílio de um alarme automotivo. No Brasil, as travas elétricas ainda são opcionais nos modelos populares e em geral compõem o chamado trio elétrico: vidros, travas e alarme. Apesar de não parecer, esse sistema é bem complexo e traz muitos benefícios.

Mas antes, você sabe como funcionam as travas elétricas?

      As travas elétricas funcionam a partir de um pequeno motor instalado próximo à fechadura da porta. Ao ser acionado via sensores elétricos na chave do veículo ou num controle remoto, as portas do veículo travam.

      Na parte interna, o sinal emitido pelos sensores elétricos é captado por um sistema de alarme que fica na parte central elétrica do carro. Por meio de fios, o alarme está conectado a um tipo de processador chamado de Centralina, que processa o sinal e gera um pulso elétrico. Da centralina sai uma grande fiação até cada uma das travas posicionadas nas portas. Geralmente, a trava na porta do motorista é chamada de trava mestre e recebe mais fios por ser a partir dela que as demais travas vão realizar o movimento de fechar ou abrir as portas.

      Quem transporta crianças com frequência deve se atentar aos modelos que oferecem mais recursos de segurança, como o travamento automático das portas assim que o carro atinge determinada velocidade. Também há modelos no mercado que permitem o travamento automático ao dar a partida. O mais importante é você sempre procurar por fabricantes especializados nesse produto e que seja de sua confiança, como o Grupo Universal Automotive System.

Vantagens de ter travas elétricas no seu veículo

      Colocar travas elétricas no seu veículo pode trazer muitas vantagens em comparação com o uso da manivela. Veja:

  • Segurança: elas podem ser um meio de ganhar tempo para entrar e sair do carro quando se está em lugares perigosos;
  • Conforto: você pode dizer adeus aqueles dias de chuva em que você se molha todo para conseguir entrar no seu veículo;
  •  Valorização do carro: quando for revender, poderá lucrar mais ainda com esse item instalado; 
  • Praticidade: não precisa trancar as quatro portas, por exemplo, antes de sair do carro.

 

Trava elétrica pode dar problema?

      Apesar de não ocorrer com frequência, as travas elétricas podem apresentar alguns problemas. Por exemplo, se esse mecanismo destrava depois de um tempo de ter sido acionado, é preciso ficar atento para identificar as possíveis causas. Geralmente isso ocorre porque o sensor de portas, fechaduras e o próprio relê da trava elétrica podem estar com defeitos.

      Outra situação que pode acontecer é a trava não funcionar em uma das portas. Nesse caso, a causa pode ser a falta de lubrificação no mecanismo de fechamento da porta, que é integrado ao atuador elétrico do sistema de travas, fazendo com que haja mais esforço. Isso pode gerar problemas com a porta do motorista, geralmente a mais usada.

      As travas elétricas são usadas constantemente e isso pode levar a um desgaste natural. Assim como qualquer outra autopeça, elas precisam passar por manutenção, limpeza e lubrificação. Caso tenha necessidade de trocar as peças, o mais importante é procurá-las em lojas especializadas de sua confiança, como a Universal Automotive, e fazer a instalação adequadamente.