Depois de tanto esperar, a primeira etapa da Copa Truck 2021 deu largada neste domingo (23), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Nosso consagrado Beto Monteiro foi o grande vencedor de um dos treinos livres da Copa Truck. Por conta disso, o atual bicampeão da categoria largou em terceiro com a equipe da R9 Competições e garantiu a primeira colocação na rodada de domingo.
Nas duas corridas de domingo, Beto Monteiro e Roberval e Roberval Andrade chegaram em primeiro lugar, respectivamente, mas não levaram a vitória. Isso porque ambos foram desclassificados por excesso de fumaça em seus caminhões. As vitórias ficaram com Felipe Giaffone, que levou o inédito Troféu Pole Position Maxon, e com André Marques que conquistou o topo do pódio na corrida 2.
Apesar disso, nosso ilustre Beto Monteiro se destaca no automobilismo por ser o primeiro piloto ativo da história que vai disputar as temporadas de duas categorias: Stock Car e Copa Truck. No mês passado, Beto também conquistou seus primeiros pontos na Stock Car em Interlagos, ao voltar para a categoria depois de alguns anos. Ele garantiu o 22° lugar no grid, dando um excelente resultado por ser um estreante nos novos modelos de carros. Agora, na segunda etapa da Copa Truck que será disputada no dia 27 de junho, Beto Monteiro está confiante em ter também bons resultados no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).
Saiba como foram as corridas da Copa Truck
No domingo (23), aconteceram as duas provas da tão aguardada primeira etapa da Copa Truck. Ambas tiveram muita emoção e boas disputas. O campeão de 2017, Felipe Giaffone, largou em primeiro lugar e se manteve nas primeiras posições até o final. Beto Monteiro garantiu o 1° lugar, mas após ser punido por várias advertências por excesso de fumaça, acabou sendo desclassificado. A vitória ficou com Giaffone e o pódio fechou com Giuliano Losacco e André Marques, respectivamente.
A segunda corrida teve Roberval Andrade, da Volkswagen, sendo o primeiro a cruzar a linha de chegada na última volta, mas sua vitória não durou. Roberval foi punido e desclassificado por receber quatro avisos de fumaça. Quem assumiu o primeiro lugar no pódio foi André Marques, com Wellington Cirino na segunda colocação e Giuliano Losacco na terceira.
Veja o top 10 da corrida:
Corrida 1
1° Felipe Giaffone (Iveco) 14 voltas em 26:23.296
2° Giuliano Losacco (Mercedes-Benz) a 2.233
3° André Marques (Mercedes-Benz) a 6.057
4° Wellington Cirino (Mercedes-Benz) a 6.102
5° Felipe Tozzo (Iveco) a 26.325
6° Adalberto Jardim (Protótipo) a 39.065
7° Valmir Benavides (Iveco) a 39.845
8° Evandro Camargo (Mercedes-Benz) a 40.144
9° José Augusto Dias (Volkswagen) a 41.495
10° Daniel Kelemen (Mercedes-Benz) a 50.169
Corrida 2
1° André Marques (Mercedes-Benz) 11 voltas em 21:00.817
2° Wellington Cirino (Mercedes-Benz) a 4.198
3° Giuliano Losacco (Mercedes-Benz) a 5.791
4° José Augusto Dias (Volkswagen) a 7.777
5° Felipe Tozzo (Iveco) a 21.964
6° Valmir Benavides (Iveco) a 23.409
7° Jaidson Zini (Mercedes-Benz) a 29.436
8° Evandro Camargo (Mercedes-Benz) a 31.358
9° Djalma Pivetta (Iveco) a 32.516
10° Luiz Lopes (Iveco) a 42.554
Novo regulamento da categoria
Você sabia que neste ano, a Copa Truck adotou um novo regulamento para os veículos? Isso porque querem equalizar ao máximo os caminhões. Entre as mudanças, podemos destacar a troca de pneus da Bridgestone para os da Goodyear Fuel Max que têm mais aderência. Os caminhões também passaram a usar sensores em todos os escapamentos para diminuir a emissão de fumaças que são monitorados em tempo real pelos comissários. Além das pastilhas de freio padronizadas e fornecidas pela Fras-le.
A Copa Truck terá mais oito etapas ao longo da temporada de 2021 e passará por cinco estados diferentes: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A segunda etapa será disputada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos-SP, no dia 27 de junho.